quarta-feira, 9 de maio de 2012

Solitário



"Mas tudo o que pode algum dia vir a ser possível para muitos, o homem solitário pode preparar e construir agora com suas mãos, que erram menos. Portanto, caro senhor, aprecie a sua solidão e suporte com um lamento suave o sofrimento que ela lhe causa. Isso porque, quando aqueles que agora estão perto de você estiverem longe, então a sua distância já estará entre as estrelas e será muito ampla; alegre-se com o seu crescimento, para o qual, naturalmente, não pode levar ninguém junto e seja gentil com aqueles que ficaram para trás, e mantenha-se firme e calmo diante deles, e não os atormente com a sua confiança ou alegria que eles não são capazes de compreender.''
"Procure você mesmo algum tipo de comunhão simples e leal com eles, que não precise mudar necessariamente à medida que você mesmo for se tornando diferente; ame neles a vida numa forma não familiar e tenha consideração para com os idosos, que têm medo da solidão na qual você confia. Evite contribuir para o drama que sempre se mantém tenso entre pais e filhos; ele desgasta grande parte da energia das crianças e consome o amor dos mais velhos, que é eficaz e acolhedor mesmo sem tomar consciência. Não peça conselhos a eles e não conte com compreensão alguma, mas acredite num amor que está sendo armazenado para você como uma herança e tenha a confiança de que nesse amor, há uma força e uma bênção para além das quais você não precisa se adiantar a fim de ir muito longe."

Rainer Maria Rilke

Um comentário:

  1. Muito bom seu texto. Acho que a solidão masculina, o sentimento que nós temos neste momento, é de longe a maior motivação que homens espertos possa ter. Digo espertos porque nem todos consegue aprender com ele.
    Não só a solidão, mas sim problemas no cotidiano. Eu mesmo, quando me encontro feliz, ou sem algo para se preocupar, saio procurando as escuras algo.

    O vazio existêncial pode ser belo.

    Estou seguindo.

    Passe pelo meu blog também. Costumo escrever bastante sobre solidão, espero que goste :)

    http://sempesemcabecaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir